Vantagens da ILPF  
23.03.2015

A implantação de sistemas de iLPF possibilita ao agricultor alcançar rendimentos satisfatórios de madeira e grãos, concomitantemente à recuperação ou renovação da pastagem, de forma mais rápida e econômica. Além disso, as pastagens utilizam-se dos nutrientes residuais da exploração lavoureira, com sistemas radiculares capazes de explorar maiores profundidades e volumes de solo. Essa tecnologia também possibilita e favorece a sucessão/rotação de culturas anuais e forrageiras, proporcionando os benefícios já conhecidos e desejados.

Quando o objetivo é também a obtenção de palhada para o sistema de semeadura direta, há um aumento considerável dos teores de matéria orgânica no solo, em função das plantas forrageiras serem eficientes no acúmulo de biomassa. Esse incremento de matéria orgânica tem ação positiva sobre a atividade da macro e microfauna do solo, auxilia na agregação das partículas, facilitando a infiltração de água no perfil. Consequentemente possibilita a redução da erosão e do escorrimento superficial (PALM et al., 2001). Além do mais, o aumento do teor de matéria orgânica favorece a maior porosidade e reduz a compactação do solo; também reflete no aumento da capacidade de troca catiônica (CTC) efetiva e, assim, possibilita maior armazenamento e retenção de nutrientes pelo solo (VILELA et al., 2003).

As forrageiras tropicais não são intensamente atacadas por insetos e doenças comuns às plantas cultivadas, quebrando o ciclo de vida dessas pragas. O uso da iLPF tem auxiliado na superação desses problemas advindos da agricultura tradicional como insetos-pragas, doenças (KLUTHCOUSKI et al., 2000), nematoides (VILELA et al., 1999) e plantas daninhas (COBBUCI et al., 2001). Esse fato possibilita a utilização de menores quantidades de produtos fitossanitários (OLIVEIRA et al., 2001), reduzindo enormemente os custos de produção. A palha da braquiária tem contribuído para diminuição da intensidade de ataque de doenças como o mofo-branco e podridões radiculares causadas por Rhizoctonia solani e Fusarium solani f. sp. phaseoli na cultura do feijoeiro (KLUTHCOUSKI et al., 2000). Existe ainda a opção em utilizar a gramínea forrageira como fonte de biomassa seca, ou palhada, para cobertura do solo, imprescindível para a implantação da semeadura direta (VILELA et al., 2003). A palhada sobre o solo exerce efeitos físicos e químicos sobre as plantas daninhas, proporcionando redução considerável da emergência e do estabelecimento dessas espécies, principalmente as infestantes de inverno (COBBUCI et al., 2001).

As forrageiras são eficientes em aumentar a população de fungos micorrízicos nativos, aumentando a capacidade dessas plantas em absorver nutrientes do solo, principalmente o fósforo (MIRANDA et al., 2001).

Existe também a possibilidade de inserção de árvores que trazem inúmeros benefícios ao sistema tais como a maior disponibilização de nutrientes para as culturas e forrageiras em consórcio; maior produção de biomassa e proteção do solo. Além disso, as árvores absorvem nutrientes de camadas mais profundas no perfil do solo, disponibilizando-os mais à superfície e ao alcance das forrageiras e das culturas anuais. No que concerne ao sombreamento proporcionado pelo componente florestal, o conforto térmico propiciado pelo mesmo aos animais em pastejo contribui para o maior ganho de peso (PACIULLO et al., 2006). A expectativa é que o conjunto de benefícios resultantes da presença de árvores em pastagens reflita em maior produção de leite, hipótese a ser confirmada em estudos posteriores.

Como consequência dos vários benefícios citados anteriormente, é possível observar maiores produções de grãos, carne, leite, madeira; produtores mais capitalizados; geração de empregos diretos e indiretos e, garantia do desenvolvimento e da sustentabilidade econômica do setor rural.

Fonte: Embrapa Gado de Leite

Compartilhar
Receba Novidades Por email Digite abaixo seu email e fique por dentro de todas as novidades da Germipasto
NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
  Matriz
Rua Ceará, 2807 - Vila Célia
Campo Grande / MS
79022.390
(67) 3389.6700 Filial Goiânia
Av. Castelo Branco, 4014 - QD.19 LT.11 - Setor Rodoviário
Goiânia / GO
74430-130
(62) 3877-6717
 
 
© 2008 - 2024 - Germipasto Indústria Comécio e Importacão e Exportação de Sementes Ltda. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas logotipo e marca são de propriedade do site www.germipasto.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.