Maio de 2015 tem sido atípico e já é o mês com o segundo maior volume de chuva nos últimos 10 anos. Até o momento o nível acumulado é de 112 mm, o que traz boas perspectivas para a safra do milho em Dourados que de acordo com o pesquisador da Embrapa, Carlos Ricardo Fietz, o volume é satisfatório para a saúde do grão, mas, a possibilidade de geada nos próximos dias é o que preocupa.
Carlos ressalta que o nível de chuva do mês já está acima da média esperada no período que é 102,8 mm e coloca a umidade relativa do ar em situação excelente para a produção do grão. Para ele, a previsão inicialmente é de uma boa safra, o que pode ser atrapalhado pela geada no sul do Estado, que costuma ser comum a partir do final de maio ou outros fatores que influenciam diretamente no resultado.
“Se a geada vier pode atrapalhar o processo, especialmente para quem não seguiu o zoneamento agrícola. Outras situações que podem influenciar negativamente é falta de adubação ou pragas.Por enquanto, não sabemos ao certo os dias que podem gear, se continuar como está, a previsão é de uma excelente safra, porém temos que aguardar para ver”, pontuou.
De acordo com o site Dourados News, o zoneamento agrícola refere-se ao período correto de produzir. No caso do milho, o plantio dos grãos segundo o profissional deveria ter sido feito até 10 de março, já a colheita deverá ser finalizada até metade do mês de junho.
Quem deixou passar a data de plantio correta deve ser mais prejudicado ainda com a geada, pois, estes estarão com o milho em fase mais sensível. Nos últimos dez anos, em nível de quantidade de chuva maio até o momento fica atrás apenas do mesmo mês em 2004, que acumulou 331.2 mm. O total de 2015 já supera muito os meses no ano de 2013 e 2014, nestes o acumulado chegou a 40.8 e 84.8, respectivamente.
O produtor rural, José Boniatti, 57, confirma essas expectativas. Ele cita que seguiu o período ideal da produção, mas, que mesmo assim, a possibilidade de gear preocupa. “Não podemos nem pensar que isso ocorra, atrapalharia muito o que está indo bem”, afirma.
Ainda de acordo com Carlos, se todos os fatores contribuírem a tendência é de uma safra melhor que a passada. “O clima tem ajudado, torcemos e esperamos uma safra maior que a de 2014 , pois, a cada ano tem-se condições melhores em materiais e tecnologia para fazê-la”, destacou.
O mês deve ser “fechado” com mais chuva, o que é confirmado pelo site Clima Tempo que prevê que caia uma média de mais 17 mm até o dia 27, próximo. Já quanto a previsão de chuva para todo o inverno, deve ficar dentro da média.
Fonte: Correio do Estado