A Embrapa Florestas, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, situada em Colombo/PR, apresenta na Dinapec 2016 o desbaste de eucalipto em Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). Esta tecnologia faz parte das práticas silviculturais, juntamente com a desrama, e ajuda a garantir qualidade e produtividade aos plantios florestais.
O desbaste consiste na retirada de árvores dentro do Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta e é importante para evitar a competição entre as árvores, comum do sexto ao novo ano de crescimento. Além disso, o desbaste de eucalipto em ILPF é indicado para evitar o aumento do sombreamento da área o que prejudica o desenvolvimento da pastagem.
A seleção de árvores para o desbaste deve considerar critérios como: árvores bifurcadas ou tortas, árvores dominadas, que acabam por apresentar desenvolvimento menor que as demais, e o inventário florestal, ou seja, o conhecimento do valor médio de crescimento das árvores, feito por meio de medições, que permite a retirada das árvores com crescimento inferior à média.
"A floresta dentro do sistema agrossilvipastoril é um bom negócio para o produtor porque dá conforto para o animal e traz retorno econômico para a propriedade. Mas é preciso que o produtor saiba manejar corretamente o sistema dando atenção às formas indicadas de fazer o desbaste", esclarece o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Florestas, Ives Goulart. "É importante lembrar que corte deve ser feito seguindo as normas de segurança de operações florestais e que as árvores retiradas, depois de desgalhadas e cortadas em toras já podem ser vendidas antecipando assim renda ao produtor", complementa Goulart.
A DINAPEC será realizada no período de 09 a 11 de março de 2016, em Campo Grande/MS.
Fonte: Embrapa