A a Bridge Research, empresa da holding HSR Specialist Researchers em parceria com a Plant Project, desenvolveu o estudo Agronegócio – Percepção Urbana do Agro para compreender a percepção sobre a importância do agronegócio, como a vida do produtor rural aos olhos da população urbana.
Dentre os mais de 1.000 entrevistados pela pesquisa, 94% deles acreditam que o Agronegócio é importante ou extremamente importante para o Brasil; 89% concordam que somos o País do agro; e 88% destacam que temos uma vocação natural para esse conjunto de atividade econômica.
A constatação de que o Brasil é a terra do agronegócio fica ainda mais clara nos entrevistados entre 30 e 65 anos (95%), bem como na Classe B (95%). Todas as faixas etárias entrevistadas reforçam a percepção de que temos vocação para o Agronegócio, incluindo os jovens de até 29 anos, com 93% acreditando na vocação para o agronegócio, diferença de apenas 2% em relação ao público mais maduro.
Conforme os dados apresentados pelo estudo, as respostas pelas regiões do País, a Centro-Oeste tem a percepção mais forte sobre a nossa alcunha rural (98%), seguida pelo Norte (96%), Nordeste (95%) e Sudeste (94%). Apesar de ser uma grande força na produção agropecuária, a região Sul tem o maior percentual entre os que não acreditam na vocação do País para o agronegócio, com 9% dos entrevistados. Os entrevistados foram questionados sobre a relevância de o Brasil assumir essa vocação para conquistar reconhecimento mundial para essa característica. No total, 87% afirmaram que esse é um ponto relevante e o mesmo percentual pensa que o País seria bem sucedido se assumisse esse posicionamento.
Fonte: Agrolink