O programa Mais Inovação, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), está com inscrições abertas para formação de novas para o próximo ciclo produtivo. As ações iniciam em todo o estado no mês de junho com encerramento em maio de 2019.
Os interessados devem procurar os sindicatos rurais para solicitar pré-inscrição. Em seguida, os mobilizadores entrarão em contato com os produtores para agendar a reunião de apresentação sobre o programa, obrigações e responsabilidades das partes envolvidas e as condições de participação. O período de atendimento é anual, com visitas mensais de 4 horas, que pode ser renovado ano a ano.
O coordenador do programa, Nivaldo Junior, explica que o foco é melhorar a produtividade das propriedades assistidas, através de boas práticas de produção. Entre as ações estão: renovação ou recuperação de pastagens, implantação de sistema de integração lavoura-pecuária, questões gerenciais. “Assim as propriedades tornam-se mais competitivas e com melhores resultados produtivos e econômicos”, afirma.
O programa existe desde 2012 e atende 197 propriedades em 44 municípios. Ao todo, são 16 profissionais a campo, sendo um supervisor e 15 técnicos. Os engenheiros agrônomos e zootecnistas são treinados e capacitados para elevar o patamar produtivo e econômico das propriedades.
Parceria
Desde 2014, o Sebrae/MS é o maior parceiro do Senar/MS no programa Mais Inovação. Juntas, as instituições visam estimular os produtores rurais a aperfeiçoar a atividade, possibilitando novas oportunidades de negócio e fortalecendo o que já desponta na propriedade. Para as demandas do ciclo 2017/2018 do Mais Inovação, o Sebrae disponibilizou R$ 1,5 mi. A expectativa é atender 240 novas propriedades em Mato Grosso do Sul.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas nos sindicatos rurais dos municípios e pelo telefone: (67) 3320-6930.
Fonte: Capital News