O laboratório de análises de sementes foi criado em 1996 juntamente com a Germipasto, com o objetivo de atender a demanda de análises de sementes da empresa. Possui estrutura adequada e equipamentos apropriados bem como pessoal qualificado para a realização das suas atividades.
Executa suas atividades nas instalações da empresa, procedendo às análises de rotina como análise de pureza, exames de sementes nocivas, teste de germinação, teste de tetrazólio, determinação do grau de umidade e analise de sementes revestidas.
Exercendo papel fundamental na garantia da qualidade das sementes produzidas pela empresa, com avaliações da qualidade na entrada das sementes na UBS, após o beneficiamento e durante o armazenamento.
Assume o compromisso de adoção e implementação de um Sistema de Gestão respaldado nos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2017, bem como cumprir os objetivos do Sistema de Gestão, desenvolvendo trabalhos confiáveis que assegurem a qualidade, baseados nas RAS e demais padrões e legislações aplicáveis.
Adotando a idéia de que Qualidade é responsabilidade de todos, a implementação das diretrizes é cumprida no âmbito de todo o laboratório. Os requisitos aqui especificados destinam-se a garantir a qualidade em todas as etapas do processo, desde o recebimento das amostras até a emissão dos respectivos resultados.
O laboratório de análise de sementes está estruturado de forma a atender as atividades de controle de qualidade das sementes produzidas.
A Germipasto utiliza um sistema informatizado para lançamento dos resultados de análise no momento da execução destas, proporcionando informações atualizadas dos mesmos. Realiza, ainda, treinamento e reciclagem constante de todo o pessoal envolvido com as análises.
O laboratório de sementes está credenciado junto ao RENASEM MS-00245/2006 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Está estruturado com instalações e equipamentos apropriados, com profissionais qualificados para a realização, interpretação e apresentação dos resultados da análise de sementes, atendendo às exigências das autoridades regulamentadoras através da RAS - Regras para Análise de Sementes e demais legislações aplicáveis. Atende ainda os requisitos estabelecidos pela NBR ISO IEC 17025:2017.