Pastagens no RS sofrem com frio rigoroso
22.07.2010

Com o clima instável registrado nas últimas semanas, a produção leiteira no Rio Grande do Sul está sofrendo perdas significativas. O forte frio e as chuvas constantes inibem o crescimento das pastagens e representam prejuízos para o produtor, em especial na região Norte do Rio Grande do Sul.

Até o momento, o consumidor não sofre tais conseqüências no bolso. A oferta de leite importado dos países vizinhos derruba os preços internos e mantém a queda do custo do produto nas prateleiras. A expectativa é de que os preços ao consumidor final continuem em baixa, cerca de R$ 1,60 pelo litro do leite longa vida.

Já no campo, os prejuízos começam a ser calculados. O excesso de chuva afetou o pasto, e os animais já não têm mais alimento para sustentar a produção leiteira. Desde que o frio e a chuva se intensificaram na região, a produtividade por animal tem baixado.

Outra preocupação que atinge os criadores, além do clima, é o preço baixo recebido pelo litro do leite em junho, estimado em R$ 0,5801/litro para o leite padrão, pelo Conseleite/RS. Em audiência realizada ontem (21), os produtores reclamaram do valor pago pela indústria e condenaram a liberação das importações de leite da Argentina e do Uruguai. 

Leonardo Carriço
Ass. de Comunicação - Germipasto

Compartilhar
Receba Novidades Por email Digite abaixo seu email e fique por dentro de todas as novidades da Germipasto
NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
  Rua Ceará, 2807 - Vila Célia
Campo Grande / MS
79022.390
(67) 3389.6700
(67) 99892.9861
 
 
© 2008 - 2024 - Germipasto Indústria Comécio e Importacão e Exportação de Sementes Ltda. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas logotipo e marca são de propriedade do site www.germipasto.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.