Criador pode ser obrigado a formar bosques
05.08.2010
Abarcando sugestão de pesquisadores da Embrapa, o deputado estadual Pedro Kemp (PT), apresentou nesta terça-feira projeto de Lei na Assembléia Legislativa para tornar obrigatório o plantio e manutenção de bosques em áreas de pecuária de Mato Grosso do Sul.

Kemp lembrou que a queda brusca de temperatura no mês passado acabou provocando a morte de 2,9 mil bovinos em 15 municípios, prejuízo de R$ 3 milhões.

Segundo ele, o projeto está respaldado em avaliações de técnicos, que destacaram a importância bosques para que os animais se protejam do frio e do vento.

Caso a proposta vire lei, os pecuaristas terão 5 anos para se adaptar sob pena de serem enquadrados nas leis que tratam do desmatamento ilegal.

Pela proposta, que segue para votação, o plantio dos bosques, com espécies nativas ou exóticas será incentivado com doação de mudas. O texto lembra que a integração de florestas e lavouras também significa benefícios ao sistema produtivo.

“Recentemente um levantamento da Embrapa demonstrou que as propriedade que optam pela integração de lavoura-pecuária-floresta, o gado pode ser abatido em 1,5 ano, enquanto a média brasileira é de quatro anos. O peso do gado também aumenta de 200 quilos na média nacional para 230 quilos no sistema integrado e a idade da primeira cria cai de 4 para 2 anos”, sustenta.

Fonte: Campograndenews
Compartilhar
Receba Novidades Por email Digite abaixo seu email e fique por dentro de todas as novidades da Germipasto
NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
  Rua Ceará, 2807 - Vila Célia
Campo Grande / MS
79022.390
(67) 3389.6700
(67) 99892.9861
 
 
© 2008 - 2024 - Germipasto Indústria Comécio e Importacão e Exportação de Sementes Ltda. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas logotipo e marca são de propriedade do site www.germipasto.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.