DF: incentivo à produção de leite com qualidade  
10.08.2010
A produção leiteira no Distrito Federal ainda é pequena, mas se destaca pela qualidade. Dos 162 milhões litros de leite consumidos anualmente pelos 2,6 milhões de habitantes do DF, 36 milhões são produzidos na região, ou seja, o equivalente a 22% do consumo. O zootecnista da Emater/DF, Ricardo Magalhães, explica: "como nossa extensão territorial é pequena, não podemos competir em quantidade com Goiás e Minas, mas temos condições de colocar no mercado um dos melhores leites do país".

Com o objetivo de estimular e manter essa qualidade da produção do leite no DF, a Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa/DF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF) apoiaram o IV Encontro de Produtores e Processadores de Leite do DF e Entorno, realizado no domingo (1º) no Núcleo Rural Monjolo, em Brasília/DF.

As palestras começaram pela manhã e reuniram cerca de 200 pessoas, entre produtores e trabalhadores rurais. Higiene na ordenha, processos que garantem a qualidade do leite, detalhes sobre comercialização e melhores alternativas para alimentação do gado durante a seca foram alguns dos temas abordados.

O secretário de Agricultura, Wilmar Luis da Silva, afirmou que o evento estimula a união dos produtores. "É uma confraternização, realmente, de todos os produtores locais. É uma maneira de motivar e incrementar o objetivo do Estado de fomentar a produção do leite".

Estímulo governamental - Wilmar lembrou ainda do estímulo que a produção de leite no DF ganhou com a aprovação do Decreto nº 29.810. Editada em dezembro de 2008 pelo Governo do Distrito Federal, a Lei regulamenta o Programa de Fortalecimento e Consolidação da Bacia Leiteira do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE). A Seapa, então, selou parceria com produtores locais para impulsionar a economia do Estado e, ao mesmo tempo, atender a programas sociais. Atualmente, cerca de 500 produtores participam da iniciativa.

Um dos programas que conta com essa produção é o Vida Melhor, que atende 46 mil pessoas carentes em todo o DF. Para isso, o Governo compra, por dia, 60 mil litros. "Esse programa deu uma alavancada em nossa produção. Queremos retornar para a produção de 150 mil litros por dia", informou Wilmar.

Fonte: Seapa/ MilkPoint
Compartilhar
Receba Novidades Por email Digite abaixo seu email e fique por dentro de todas as novidades da Germipasto
NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
  Rua Ceará, 2807 - Vila Célia
Campo Grande / MS
79022.390
(67) 3389.6700
(67) 99892.9861
 
 
© 2008 - 2024 - Germipasto Indústria Comécio e Importacão e Exportação de Sementes Ltda. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas logotipo e marca são de propriedade do site www.germipasto.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.