MT: produtores negam falta de bovinos para abate  
18.08.2010
Os produtores rurais da região de Cáceres negam a falta de animais para o abate, conforme foi anunciado pela imprensa nacional devido às férias coletivas concedidas pelo JBS/Friboi na unidade da cidade. De acordo com a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o maior rebanho está localizado justamente em Cáceres e no entorno, o que não justificaria a interrupção das atividades.

O presidente do Sindicato Rural de Cáceres, João Oliveira Gouveia Neto, diz que o frigorífico ainda não anunciou formalmente a paralisação aos pecuaristas e que a empresa continua comprando, apesar de não haver abates na cidade, para abastecer outras plantas.

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, afirma que o Estado passa por restrição de oferta, mas que não falta boi. "Ações como essas são uma estratégia das empresas, elas paralisam para não pagar o que o produtor quer".

O presidente do Sindifrigo, Luiz Freitas, diz que há tempos eles anunciam a escassez de animal pronto para abate. De acordo com Freitas, o atual rebanho não preenche 60% da capacidade de abate e que o fechamento de unidades ocorre em virtude disso. "Não temos boi suficiente para a capacidade e é por isso que empresas estão fechando. Os custos de um frigorífico são muito altos e inviabiliza trabalhar por muito tempo aquém do que é possível". Freitas anunciou a paralisação as atividades de seu frigorífico, o Pantanal, em julho deste ano.

A restrição na oferta de bovinos, que está levando frigoríficos a reduzir suas atividades, deve se estender mais que o esperado, segundo analistas desse mercado. "Minha expectativa era que o ciclo virasse em 2011, mas isso deve demorar mais que o esperado. O ano que vem ainda deverá ser um ano de retenção e oferta restrita", afirmou Alexandre Mendonça de Barros, sócio-diretor da MB Agro.

Fonte: A Gazeta/ BeefPoint
Compartilhar
Receba Novidades Por email Digite abaixo seu email e fique por dentro de todas as novidades da Germipasto
NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
  Rua Ceará, 2807 - Vila Célia
Campo Grande / MS
79022.390
(67) 3389.6700
(67) 99892.9861
 
 
© 2008 - 2024 - Germipasto Indústria Comécio e Importacão e Exportação de Sementes Ltda. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas logotipo e marca são de propriedade do site www.germipasto.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.