Soja irrigada teve bom desempenho  
14.03.2022

Os produtores que anteciparam a semeadura de soja irrigada, e começaram o plantio, a partir do dia 1º de outubro de 2021, já finalizaram a colheita. As produtividades médias alcançadas nestas áreas de pivô ficaram em torno de 73 e 84 sacas por hectare. No Oeste da Bahia, 36 propriedades solicitaram o cultivo antecipado da soja irrigada. Destes, 24 pertencem aos cotonicultores, distribuídos em sete dos 18 núcleos do Programa Fitossanitário da Abapa. Estas áreas totalizam pouco mais de 21 mil hectares.

A antecipação da semeadura para a soja irrigada é possível, de acordo com a Portaria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), de 053 de 13 de agosto de 2021. Contudo, ela precisa ser solicitada, e o plantio só pode ser feito após a aprovação dos órgãos competentes. 

O cultivo em pivô amplia a janela de produção, permitindo ao produtor rural fazer duas safras, de culturas diferentes, por ano, na mesma área. Esta possibilidade, além de otimizar o uso da área cultivada, ao evitar a monocultura, também contribui para quebrar o ciclo de pragas e doenças.

A soja se manteve com ótimo aspecto fitossanitário e com a população de pragas e as doenças abaixo do nível de danos. Dentre as pragas, notaram-se o percevejo marrom (Euschistus heros), lagartas (spodoptera) e mosca-branca (bemisia tabacci). Quanto às doenças, houve incidência de mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum) e ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi). A colheita da soja em regime de sequeiro segue com produtividades entre 68 e 70 Sacas por hectare.

Fonte: ABAPA

Compartilhar
Receba Novidades Por email Digite abaixo seu email e fique por dentro de todas as novidades da Germipasto
NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
  Rua Ceará, 2807 - Vila Célia
Campo Grande / MS
79022.390
(67) 3389.6700
(67) 99892.9861
 
 
© 2008 - 2024 - Germipasto Indústria Comécio e Importacão e Exportação de Sementes Ltda. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas logotipo e marca são de propriedade do site www.germipasto.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.