Produtores exigem semente com maior padrão de qualidade  
30.06.2008
A exigência de produtores rurais, sobretudo os da região Sul do País, foi um dos motivos que levou a Germipasto Sementes de Pastagem a investir nas sementes puras. “Nós observamos que muitos produtores tinham o hábito de peneirar as sementes antes de lança-las ao solo, para eliminar toda a sujeira. Uma prática muito comum na agricultura, e, que se estendia também à pecuária”, explicou o supervisor de vendas e engenheiro agrônomo da Germipasto Osmair Nogueira, convidado do programa Conexão Rural de sábado, dia 28 de junho, ocasião em que falou sobre o processo de incrustação de sementes.

Outro fator preponderante para se chegar à incrustação foi a dificuldade em semear as sementes puras, uma vez, que eram consideradas muito pequenas. “Primeiro começamos a disponibilizar sementes com 72% de valor cultural, mas ocorreu que as máquinas para semeadura não estavam preparadas para lançar sementes tão miúdas, então fomos buscar uma nova tecnologia semelhante foi desenvolvida pelos chineses, a centenas de anos atrás, na cultura de arroz*,  e que hoje é muito utilizada pelas empresas européias de sementes de hortaliças e flores que é a incrustação”.



Pesquisa



O trabalho para chegar à incrustação de sementes levou ao menos três anos. No primeiro, foi preciso verificar que nutrientes poderiam ser utilizados. “Nós sabíamos que alguns adubos poderiam atrapalhar a germinação da planta, por isso, precisávamos avaliar com critério que nutrientes poderiam ser usados”, disse Nogueira.

No ano seguinte, amostras de sementes foram distribuídas a alguns produtores de todas as regiões do Brasil. “O terceiro ano foi de observações, acompanhamos o desenvolvimento das plantas e vimos que o sucesso foi absoluto”, complementa Nogueira, que inclusive, se especializou em tecnologia de sementes para acompanhar a pesquisa. Do quarto ano em diante, as sementes incrustadas passaram a ser comercializadas.



* Inicialmente a técnica de revestimento de sementes foi empregada pelos chineses, para evitar que as sementes de arroz flutuassem após a inundação das taipas. No caso das sementes de pastagem , o revestimento, com macro e micronutrientes, vem como tecnologia de proteção, melhorando a precisão de plantio e a plantabilidade sem afetar o poder germinativo.



Christiane Reis
Compartilhar
Receba Novidades Por email Digite abaixo seu email e fique por dentro de todas as novidades da Germipasto
NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
  Rua Ceará, 2807 - Vila Célia
Campo Grande / MS
79022.390
(67) 3389.6700
(67) 99892.9861
 
 
© 2008 - 2024 - Germipasto Indústria Comécio e Importacão e Exportação de Sementes Ltda. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas logotipo e marca são de propriedade do site www.germipasto.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.