16.07.2008
A fixação de nitrogênio no solo e o aumento da qualidade da forragem são alguns benefícios que levam os produtores a adotarem o consórcio de gramíneas e leguminosas. Mas é importante o produtor se atentar aos cuidados necessários para garantir a perpetuação das duas espécies e também a qualidade nutricional dos animais.
“A recomendação da Embrapa Gado de Corte é de que a proporção seja de 35% de leguminosa e 65% de gramínea”, disse o supervisor de vendas da Germipasto, Daniel Di Raimo, referindo-se à eficiência do Estilosantes Campo Grande, em consórcio com braquiárias ou panicuns. Ele foi o entrevistado de sábado, dia 12, do programa Conexão Rural – transmitido ao vivo pelo Canal do Boi.
Além da proporcionalidade, o produtor precisa estar atento ao manejo dos animais, evitando que eles fiquem apenas no Estilosantes Campo Grande. “O produtor pode fazer banco de proteína, desde que tenha condições de cuidar o tempo em que os animais ficarão naquela área, alternando horas de pastejo na leguminosa e horas na gramínea. Para não ter erro, o ideal é investir no consórcio”, disse.
Ele também chamou a atenção para o tipo de solo que pode receber o Estilosantes Campo Grande, neste caso apenas áreas com até 35% de argila são recomendadas. “Do contrário o produtor terá, com certeza, problemas com a perpetuação da espécie e até mesmo desenvolvimento da planta”.
Áreas já formadas
Antes de implantar o Estilosantes Campo Grande em áreas já formadas, o produtor primeiro precisa verificar se há população de gramíneas suficiente, para atender a proporção de 65% de gramíneas e 35% de leguminosa. O segundo passo é se certificar de que não existam plantas daninhas e cupim.
“A partir dessas constatações, o produtor pode implantar a leguminosa rebaixando a gramínea, passando uma grade aradora não muito profunda, evitando assim arrancar a planta. Este passo é importante para abrir espaço para a leguminosa. Depois da grade, o produtor deve lançar as sementes a lanço e fazer a incorporação com uma grade niveladora fechada, ou, se preferir pode colocar de oito a dez animais por curto espaço de tempo, para que eles incorporem a semente”, recomendou.