Entrada de ar nos silos compromete a qualidade da silagem  
19.09.2008
Os cuidados com a silagem não se encerram após o término de confecção do composto e armazenagem. Na hora de abrir o silo, o produtor também deve seguir algumas recomendações para garantir a qualidade do produto. Segundo o supervisor de vendas e engenheiro agrônomo da Germipasto, Guilherme Beretta, o primeiro erro é retirar grandes quantidades de material. “O produtor deve fazer as retiradas diariamente, e apenas da quantia a ser consumida pelo animal naquele dia. Retirar de uma só vez material para toda a semana pode comprometer a qualidade da silagem”, orienta.

Isso porque sempre que o material entra em contato com o ar, fica exposto também a bactérias que podem provocar fermentações não interessantes ao processo, comprometendo assim a qualidade. Uma dica importante é se atentar ao cheiro, à cor e à temperatura do material. “Silagem de boa qualidade tem cor clara, cheiro agradável, e deve estar fria. Mas para que estas características sejam preservadas, o produtor também precisa fazer uma boa compactação do material e vedar muito bem o silo”.

Descarte – Todos os dias o produtor deve retirar uma fatia vertical e uniforme, de aproximadamente 15 centímetros. É que por estar na face de abertura do silo, esse material pode ter ficado mais tempo em contato com o ar, e ter perdido qualidade. “Essa primeira fatia deve ser descartada”, diz Beretta.
Compartilhar
Receba Novidades Por email Digite abaixo seu email e fique por dentro de todas as novidades da Germipasto
NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
  Rua Ceará, 2807 - Vila Célia
Campo Grande / MS
79022.390
(67) 3389.6700
(67) 99892.9861
 
 
© 2008 - 2024 - Germipasto Indústria Comécio e Importacão e Exportação de Sementes Ltda. Todos os direitos reservados. As fotos aqui veiculadas logotipo e marca são de propriedade do site www.germipasto.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.