O valor cultural é o índice utilizado para conhecer a qualidade das sementes.
As percentagens de pureza, germinação e de sementes viáveis expressam alguns dos principais componentes deste conjunto. Tais informações são obtidas em testes conduzidos em laboratórios de análise de sementes a partir de uma amostra representativa do lote.
A percentagem de pureza estima a fração do lote, em peso, constituída por sementes maduras ou imaturas da espécie ou variedade em questão; glumas vazias ("sementes chochas"), terra, pedaços de folhas e talos etc., constituem impurezas.
Nem toda semente pura é viável ou germina; os potenciais de germinação e de viabilidade destas sementes são determinados, respectivamente, pelos testes de germinação e do tetrazólio.
O tempo para a obtenção dos resultados do teste de germinação varia de acordo com a espécie; no caso das gramíneas forrageiras, este teste pode demorar até 28 dias, como é o caso, por exemplo, das sementes de Panicum maximum.
Daí o grande interesse pelo teste do tetrazólio, que é um teste bioquímico que permite - em poucas horas - estimar o potencial de viabilidade de uma amostra de sementes.
Germinação e viabilidade, no entanto, não significam a mesma coisa; uma semente viável, ou seja, viva, pode ter sua germinação inibida por dormência.
Isto significa que, mesmo quando submetida a condições de umidade, luz e temperatura tidas como ideais, a semente não germina em conseqüência de uma barreira temporária, imposta por um mecanismo fisiológico, ou de impedimento à entrada de água ou gases.
A dormência não influi sobre os resultados do teste do tetrazólio, mas sim do teste de germinação; assim, enquanto toda semente germinável é viável, o contrário não é verdadeiro.
Os resultados dos testes de pureza e de germinação (ou do tetrazólio) permitem o cálculo do Valor Cultural (% V.C.) da amostra de sementes, o qual é feito pela fórmula: % V.C. = (% pureza X % germinação ou % sementes viáveis) ÷ 100
A % Valor Cultural é uma síntese dos principais parâmetros de qualidade de um lote de sementes. Como tal ela permite o ajuste adequado da taxa de semeadura para cada lote individual e é de grande auxílio no momento da escolha do lote de sementes a ser comprado.
Assim sendo, o conhecimento da % Valor Cultural é uma forma de reduzir os riscos e os custos associados à formação de pastagens cultivadas.